Faixa publicitária
Faixa publicitária
HUMANIDADE

A Cruz Vermelha nasce da preocupação de prestar auxílio sem discriminação a todos os feridos, dentro e fora dos campos de batalha; de prevenir e aliviar o sofrimento humano em todas as circunstâncias; de proteger a vida e a saúde; de promover o respeito pela pessoa humana; de favorecer a compreensão, a amizade, a cooperação e a paz duradoura entre os povos. 

 

Análise do Princípio Fundamental da Humanidade

O texto sobre o Princípio Fundamental da Humanidade inclui os seguintes elementos:

  • Invoca as origens do Movimento: "nasce da preocupação de prestar auxílio sem discriminação a todos os feridos dentro e fora do campo de batalha"
  • Invoca a dupla dimensão do Movimento: a dimensão nacional e internacional
  • Define a missão do Movimento: "prevenir e aliviar o sofrimento humano em todas as circunstâncias";
  • Define os objectivos do Movimento: proteger a vida e a saúde, assegurar o respeito pela pessoa humana, favorecer a compreensão, a amizade, a cooperação e a paz duradoura entre os povos.

Consequências do príncípio Fundamental da Humanidade

As consequências do princípio da Humanidade não são propriamente os limites ou directrizes para a acção, como o são outros Princípios Fundamentais: o princípio da Humanidade é um relembrar constante dos objectivos do Movimento. O Princípio da Humanidade expressa aquilo que o Movimento coloca acima de tudo o resto: a necessidade de agir para prevenir e aliviar o sofrimento humano.