Faixa publicitária
Faixa publicitária
VIH/SIDA

 

A pandemia do HIV/SIDA continua a devastar comunidades em todo o mundo. Todos os anos, milhões de pessoas são infectadas pelo vírus. Em certos países o seu impacto na saúde e no desenvolvimento socio-económico é enorme, colocando inúmeros desafios às comunidades. A Cruz Vermelha actua em parceria com os governos e com as comunidades na luta contra o VIH/Sida empenhando-se na prevenção, tratamento, assistência e apoio, e no combate ao estigma e discriminação.

  

O que é o VIH/SIDA?

O VIH/SIDA é uma doença causada pelo vírus da imunodeficiência humana. O VIH debilita o sistema imunulógico, tornando os mais vulneráveis susceptíveis à contracção de doenças. A única forma de detecção do vírus é através da realização do teste VIH.

-

Como prevenir?

A prevenção é central nas actividades da Cruz Vermelha e requer o desenvolvimento de aptidões quotidianas que vão desde a disseminação de informação até à mobilização social visando combater o estigma e a discriminação, que constituem grandes entraves no acesso ao tratamento.

O tratamento e a assistência podem diminuir o estigma e facilitar a prevenção através do incentivo ao teste da sida, possibilitando assim, ajudar os portadores da doença a cuidar de si próprios, bem como a proteger os outros. Contrariamente, a discriminação e a exclusão fomentam a propagação da pandemia destruindo a capacidade produtiva da sociedade por parte dos portadores do HIV.

 

Estratégias de Prevenção

As estratégias de prevenção são fortalecidas com:

 - Educação e mobilização da comunidade;

 - Informação, educação e comunicação para os grupos vulneráveis;

 - Promoção de aconselhamento e exame voluntário;

 - Promoção da prevenção dA transmissão de mãe para filho;

 - Promoção de práticas de protecção pessoal, incluindo o uso de preservativo.

 

 Conheça a nossa Política para o VIH/SIDA

 Saiba mais sobre o VIH/SIDA