Faixa publicitária
Faixa publicitária
Gripe das Aves

 -

O que é?

A gripe das aves é uma infecção viral que afecta em primeiro lugar aves (frangos, patos, gansos, etc., espécies domésticas e migratórias), mas também afecta muitas vezes outras espécies como porcos e tigres. A gripe das aves raramente causa infecções graves em humanos. Existem muitas estirpes ou variedades do vírus da gripe das aves. Tratam-se de subgrupos de vírus da influenza, que incluem o vírus da gripe que, todos os anos causa surtos sazonais nos humanos por todo o mundo.

 

Como se alastra?

A gripe aviária propaga-se a partir de aves de capoeiras infectadas, patos, perus, etc. ou a partir de aves selvagens infectadas. Se os humanos tiverem contacto com esses animais infectados é provável que contraiam o vírus e adoeçam. Deve-se evitar respirar ou estar em contacto com materiais provenientes de aves de capoeira (por exemplo, penas, excrementos, sangue, gotas e a própria carne infectada) e lavar sempre as mãos depois do contacto com as aves de capoeira.

 

Porque é tão perigoso?

Segundo as estatísticas, o vírus da gripe das aves mata entre 40 a 60% das pessoas que contamina, causando grande preocupação e medo nas comunidades, nos sectores de alimentação e agricultura, nos sistemas de saúde e à Organização Mundial de Saúde.

 

O H5N1 da gripe aviária que, desde 2003, está a causar cada vez mais surtos generalizados em aves de capoeira em muitos países do Sudeste Asiático e, mais recentemente, no Sul Asiático, Europa, África e do Médio Oriente, tem o potencial para se modificar e desenvolver estripes ainda mais perigosas ou até uma estripe humana. Poderia então causar um enorme surto e uma epidemia global (pandemia).

 

O que é a gripe pandémica e porque é que devemos estar preocupados?

A gripe pandémica é um termo usado para descrever uma epidemia mundial da gripe humana. Significa que o vírus emerge de uma região e propaga-se muito rapidamente pelo resto do mundo. Durante o último milénio este fenómeno aconteceu três vezes:

    - 1918 - a gripe espanhola pandémica infectou 20% da população mundial (40 milhões de mortes estimadas)

    - pandemia de 1957 e 1968 causou muitas mortes em todo o mundo.

 

Será que irá acontecer outra vez?

A estripe da gripe aviária, que actualmente circula em algumas partes da Ásia e mais recentemente no Médio Oriente, África e Europa é altamente patogénica, o que significa que é altamente contagiosa para as aves, letal para as galinhas/frangos e outras espécies de aves.

Os cientistas e a Organização Mundial de saúde prevêem que o mundo esteja agora mais próximo de uma pandemia do que nos últimos anos. O vírus pandémico é altamente contagioso e pode propagar-se rapidamente num curto espaço de tempo.

 

Quais os sintomas nos humanos?

Os sintomas da gripe das aves são muito semelhantes aos da gripe sazonal. Os principais sintomas são:

    - febre (acima de 38ºC)

    - dores musculares

    - tosse forte

    - falta de ar

    - fadiga

 

É seguro comer frango ou ovos?

Não há risco de comer carne ou produtos aviários. O frango e os ovos devem ser bem cozinhados de modo a que não haja sangue ou partes cruas na comida. Os ovos devem ser bem fervidos ou cozidos até ao fim e nunca devem ser comidos crus. Tratar de frangos descongelados após terem sido congelados pode não ser 100% seguro uma vez que o vírus pode sobreviver. É recomendado que as mãos sejam lavadas com sabão e a superfície da mesa onde se cozinha seja lavada com detergente e água depois de se ter preparado a carne descongelada e os órgãos da ave.

 

O que se pode fazer para se proteger contra a gripe aviária ou humana?

1. medidas básicas de higiene, como lavar as mãos regularmente ou cobrir a boca quando se tossir são, em geral, suficientes para prevenir a propagação de doenças, incluindo a gripe das aves e humana.

2. especificamente para a gripe aviária, deve evitar-se o contacto com carne de aves doentes ou mortas e assegurar que toda a carne e ovos sejam bem cozinhados. O vírus da gripe é eliminado quando cozinhado a temperaturas acima dos 70ºC.

 

Existe uma vacina?

Não, não existe nenhuma vacina contra a gripe das aves para humanos, apenas para a aves de capoeira. As vacinas estão em desenvolvimento, mas ainda nenhuma foi provada ser segura ou eficaz nos humanos. Já existem vacinas protótipo mas levarão ainda vários meses até que sejam produzidas vacinas suficientes e, nessa altura, elas poderão já não ser eficazes contra a gripe das aves devido às frequentes mutações na sua composição genética.  As vacinas contra a gripe usadas nos humanos são normalmente desenvolvidas através do uso de ovos fertilizados, o que não funciona com a gripe das aves. O vírus é tão letal que mata o embrião da galinha.

 

Porque é que as pessoas estão preocupadas?

O vírus da gripe das aves muda a sua composição genética, podendo tornar-se mais agressivo e mais infeccioso nos humanos. Além disso, incorpora material genético proveniente de outros vírus, mudando também o seu comportamento. Isto foi exactamente o que aconteceu durante a pandemia de gripe global de 1918.

 

A principal preocupação neste momento é de como a estirpe da gripe das aves poderá desenvolver a sua capacidade de propagação de pessoa para pessoa por via de tosse, espirro ou contacto próximo com pessoas infectadas dentro de um futuro não muito distante. Até agora não existe evidencia de que tal tenha ocorrido, mas se acontecer, constituirá uma ameaça global muito séria, que dependerá da eficiência da contenção na fonte.