Faixa publicitária
Faixa publicitária
Gestão de Desastres

 

O que é um desastre?  

Um desastre é um evento súbito calamitoso que perturba gravemente o funcionamento de uma comunidade ou sociedade e causa perdas humanas, materiais e económicas ou ambientais que excedem a capacidade de recuperação da comunidade ou da sociedade em termos de recursos próprios. Embora sejam frequentemente causados pela natureza, os desastres podem também ter origem humana.

As Sociedades Nacionais de Língua Portuguesa trabalham com as comunidades na redução dos riscos, mitigação dos efeitos, preparação para a resposta, resposta e na recuperação dos desastres.

  

 A preparação

 As primeiras pessoas a responderem a um desastre são as que vivem na comunidade local. São elas as primeiras que começam as operações de salvamento e socorro. As Sociedades Nacionais da Cruz Vermelha e do Crescente Vermelho empenham-se na preparação para desastres comunitária, que assiste as comunidades de forma a reduzir a sua vulnerabilidade a desastres e a fortalecer as suas capacidades de resistência.

 

A resposta

Os desastres têm um impacto enorme nas comunidades, começando pela perda de vidas e pela destruição da propriedade e das infra-estruturas. Os sobreviventes ficam traumatizados com a experiência, inseguros quanto ao futuro e incapazes de garantir o seu próprio bem estar e subsistência, pelo menos no curto prazo, ficando ainda sem abrigo adequado, alimentos, água ou outras necessidades básicas.

 

A Cruz Vermelha pretende responder aos desastres o mais rápido e eficazmente possível, através da mobilização dos seus recursos (pessoas, dinheiro e outros bens) e da utilização da sua rede de forma coordenada, visando conter os efeitos iniciais e ir ao encontro das necessidades das comunidades afectadas.

 

Os principais objectivos da resposta a desastres são o salvamento do perigo imediato  e a estabilização da condição física e emocional dos sobreviventes e é neste contexto que se evidencia o trabalho desenvolvido nas comunidades locais pelo voluntários da Cruz Vermelha.

 

A Gestão de desastres diz respeito à organização e à gestão de recursos e de responsabilidades de forma a lidar com as emergências, em particular na preparação, resposta e recuperação visando minimizar o impacto dos desastres sobre as populações afectadas.

 O apoio psico-social