Faixa publicitária
Faixa publicitária
O nosso mundo. A sua acção.

O ano de 2009 marca uma série de acontecimentos importantes para a Cruz Vermelha - o 150º aniversário da Batalha de Solferino, o 90º aniversário da criação da Federação Internacional, e o 60º aniversário das Convenções de Genebra.

   

Para marcar estes aniversários e traçar o perfil do Movimento, foi lançada em Dezembro de 2008, uma campanha global da Cruz Vermelha e do Crescente Vermelho: "O Nosso Mundo. A sua Acção". A campanha visa apelar à acção e persuadir as pessoas a empenharem-se na acção humanitária através de um slogan simples e apelativo. 

Através do apelo à acção global na resposta aos desafios humanitários mais preocupantes do nosso mundo, a campanha, tem como objectivo dar mais apoio aos voluntários - a alma do Movimento.

 

A campanha "O nosso Mundo. A sua Acção" é levada a cabo conjuntamente pela Federação Internacional e pelo Comité Internacional da Cruz Vermelha, apelando à fé/crença de todos os indivíduos no poder da humanidade. Trata-se do nosso mundo e é necessário actuarmos juntos. 

  

  

EVENTOS

Os eventos a serem comemorados em Solferino fazem parte da Campanha Global e incluem os recentemente comemorado 90º aniversário da Federação Internacional no dia 5 de Maio e o Dia Internacional da Cruz Vermelha e do Crescente Vermelho no dia 8 de Maio. O 60º aniversário da assinatura das Convenções de Genebra será celebrado a 12 de Agosto. 2009 é também o ano da Assembleia Geral e do Conselho de Delegados em Novembro.

De 23 a 28 de Junho de 2009, os representantes de 186 Sociedades Nacionais da Cruz Vermelha e do Crescente Vermelho irão encontrar-se em Solferino, na Itália, para, numa oportunidade única, celebrar os eventos.

  

23-28 de Junho 

 3º Encontro da Juventude da Cruz Vermelha e do Crescente Vermelho - "Juventude em acção"

Durante três dias de "workshops", cerca de 600 voluntários em todo o mundo, com idades compreendidas entre os 18 e os 30 anos, receberão treino e formação  em assuntos que têm de enfrentar no dia-a-dia, o que os permitirá responder melhor aos actuais desafios humanitários. O objectivo da Federação com este encontro é dar à juventude a prioridade e o apoio que ela merece para realizar as suas acções. No final os voluntários esboçarão uma declaração onde lançarão um "apelo à acção" à comunidade internacional.

 

Aldeia Humanitária

A aldeia humanitária é um acampamento organizado para receber os milhares de voluntários da Cruz Vermelha e do Crescente Vermelho em Solferino para celebrar o nascimento do Movimento. Nesta aldeia de 20.000m2 serão feitas demonstrações sobre o trabalho da Cruz Vermelha em actividades de desastre, saúde, capacidade de reconstrução, não esquecendo os Princípios Fundamentais. As actividades incluirão Unidades de formação para resposta a emergências, uma competição interactiva de montagem de abrigos, uma Feira Humanitária para a partilha de conhecimentos, performances culturais representativas de questões humanitárias, Raid Cross (um jogo sobre Direito Internacional Humanitário) e outras actividades de maior importância. Serão também realizadas actividades sociais à noite e visitas guiadas ao Museu Internacional da Cruz Vermelha em Castiglione delle Stiviere. 

 

Cada Sociedade Nacional terá oportunidade de, através dos seus voluntários, demonstrar o seu próprio trabalho e especialidade, partilhar as suas experiências, capacidades e demonstrar como a Cruz Vermelha e o Crescente Vermelho podem fazer uma diferença na vida dos mais vulneráveis através de exercícios de simulação abertos ao público em geral, às autoridades e aos meios de comunicação social.

  

27 de Junho

Fiaccolata 

Realizada anualmente desde 1992, é um evento em que, da mesma forma que as enfermeiras levaram os soldados feridos do campo de batalha de Solferino para o centro médico mais próximo em Castiglione, os voluntários farão uma caminhada de 10 km transportando tochas acesas. Castiglione é a cidade onde as mulheres são relembradas por terem assistido os soldados feridos e doentes sem discriminação de raça, nacionalidade ou aliança. Estas foram as primeiras a incorporar os princípios da Humanidade, Imparcialidade e Neutralidade que inspiraram Henry Dunant. Este evento conclui as comemorações de Solferino.

  

28 de Junho a 2 de Julho

A história de uma ideia: viagem comemorativa de Solferino a Genebra

A Cruz Vermelha Suíça planeou uma viagem comemorativa desde Solferino a Geneva, seguindo as pegadas de regresso a casa de Henry Dunant após a Batalha de Solferino. Aproximadamente 300 representantes das Sociedades Nacionais participarão na concentração de jovens em Solferino e concluirão as celebrações viajando desde Solferino até Genebra, durante estes três dias.

Em Genebra, os participantes terão a oportunidade de visitar locais importantes do Movimento, como o Museu Internacional da Cruz Vermelha e do Crescente Vermelho, o Secretariado da Federação Internacional e a cidade de Genebra.

Dia 2 de Julho à tarde, haverá uma cerimónia oficial em Genebra.

Os representantes da juventude passarão uma mensagem forte que destacará o papel e a força condutora da juventude do nosso Movimento e melhor cooperação com todos os participantes humanitários.

 

.............................................................................................................................................

 

BITÁCORAS: http://ourworld-yourmove.org/blog
FOTOS: http://flickr.com/ourworldyourmove
VIDEOS: http://yourtube.com/yourmove09
TWEETS: http://twitter.com/yourmove09
FACEBOOK: http://facebook.com/ourworldyourmove
MYSPACE: http://myspace.com/yourworldyourmove